Caracterização

O edifício do Jardim-Escola em Alhadas pertence à Associação de Instrução Popular da Figueira da Foz e foi construído por determinação testamentária do falecido benemérito Fortunato Augusto da Silva, que assim quis beneficiar a sua terra natal.
Se o espírito e a vontade de tantos homens bons despertassem, como aqui em Alhadas, para o auxílio que podem prestar às crianças das suas terras, quantos novos edifícios não poderiam ser construídos e quantos milhares de pequeninos pobres ser acarinhados, educados e protegidos?
Começou a funcionar em Novembro de 1927. Muito deve à Comissão de Assistência actual, presidida pelo Ex.mo Sr. Anselmo Oliveira Cardoso. Até ao corrente ano lectivo matricularam-se 1470 alunos, sendo a média anual de frequência de 43 alunos. A estas crianças são fornecidos, além do ensino próprio, bibes, utensílios escolares e duas refeições diárias.”

In Jardins-Escolas João de Deus, documento da sua actividade, Lisboa, 1956.